top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Quem pode fazer acupuntura no Brasil?



O ensino da acupuntura no Brasil oferece basicamente duas formas distintas: cursos de formação, onde todos com o segundo grau completo podem estudar e; cursos onde as pessoas com ensino superior, sendo da área da saúde ou não, podem receber o título de pós-graduação com plena validação pelo Ministério da Educação. No Brasil muitos conselhos profissionais, da área da saúde, como o da fisioterapia reconhecem a acupuntura para os cidadãos.


Cabe comentar que, nos últimos anos, o Conselho Federal de Medicina, vem tentando de diferentes maneiras, mas sem sucesso, controlar a prática clínica da acupuntura com exclusão de todas as outras profissões, tratando de limitar o uso da acupuntura somente para médicos, incluindo processos, propaganda paga em diversos meios de comunicação e também uma nova lei para médicos que faria uso exclusivo para eles o “ato médico”.


Na Constituição Federal do Brasil, no artigo 5, parágrafo 2, explica que: “ninguém poderá ser obrigado a fazer ou abster-se de algo, exceto pela lei”, esse é um dos argumentos mais fortes, utilizado para a livre prática da acupuntura por qualquer cidadão e não restringindo a qualquer profissão específica.


Sendo assim, atualmente o direito à prática da acupuntura no Brasil se mantém totalmente aberto a qualquer pessoa que tenha o verdadeiro desejo de estudar e melhorar seus conhecimentos.


Quer mudar de vida e se tornar um acupunturista qualificado?

Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em Acupuntura no Instituto INANÍS. Acesse aqui e conheça o programa do curso, metodologia e os professores confirmados nesta grande formação!


Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, Professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page