top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Acupuntura para dores nas costas




A dor nas costas, ao longo do tempo, tornou-se a disfunção mais comum entre pessoas de todas as idades. Aproximadamente 80% da população teve ou terá algum tipo de dor nas costas. Os fatores causantes podem variar desde traumas, oscilações emocionais, má postura, falta de exercício físico etc.

Os sintomas associados com dores nas costas podem ser muitos Entre os mais comuns são: diminuição dos movimentos, febre, náuseas, vômitos, dores na parte anterior do corpo (peito e abdômen) e região inguinal.

O reconhecimento da acupuntura para essa enfermidade tem mais de 2.000 anos de história, durante o qual tem surgido diferentes tipos de tratamento com características da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Os tratamentos com a acupuntura associados a outras técnicas da MTC, possuem um ponto de vista global do paciente e ajudam a recuperar o equilíbrio energético, com o objetivo de conseguir o efeito terapêutico. Com isso a acupuntura tem um papel importante em coordenação com os tratamentos convencionais, não só nos benefícios, mas também por ela não possuir efeitos secundários ou um aumento no consumo de medicamentos.

O acupunturista irá avaliar a raiz do problema para saber a origem correta da dor e poder tratar de forma mais efetiva e duradoura. Conforme a fisiologia da MTC, um exemplo da causa da dor lombar poderia ser uma síndrome de insuficiência do Yin do Fígado, que leva a falta de nutrição dos tendões que produzirá rigidez, muito comum em pacientes idosos.

Na visão da Medicina Ocidental a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor nas costas de diversas maneiras: estimula o sistema nervoso central para que bloqueie os sinais de dores que chegam ao cérebro e libera endorfina (que são neurotransmissores do tipo opiáceos que ajudam a aliviar a dor), aumenta a circulação de sangue, diminui a inflamação local e relaxam os músculos tensos. Em poucas sessões o paciente poderá desfrutar de todos os benefícios!


Por último tanto a acupuntura, como o conhecimento dos pontos de acupuntura, são partes de uma tradição milenar chinesa. Somente os profissionais devidamente formados/capacitados com experiência suficiente poderão realizar diagnósticos e tratamentos corretos. Se você deseja saber mais sobre nosso curso de especialização em acupuntura entre aqui e conheça o programa do curso, metodologia e os professores confirmados nesta grande formação!


Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, Professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page