top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Pontos de Acupuntura



A Acupuntura é uma das técnicas mais utilizadas da Medicina Chinesa que consiste na inserção de agulhas, sobre a pele do paciente, para melhorar o fluxo de energia em distintos pontos. A técnica pode ser associada com as Fórmulas Magistrais, Dietoterapia, Fitoterapia entre outras terapias chinesas. Devido sua grande eficácia podemos utilizar associada à medicina ocidental ou, dependendo da enfermidade, como um único método de tratamento. O objetivo do tratamento com a acupuntura é de eliminar, além dos sintomas, a causa principal das doenças.


Assim como as agulhas podemos utilizar outros instrumentos para atuar nos pontos de acupuntura, como a caneta de cromoterapia, o laser, moxaterapia, imãs, os dedo, ventosas, stipers (pequena pastilha flexível com cristais de quartzo para uso sobre a pele em pontos específicos), estimulação elétrica, óleos essenciais e muitos outros.


Para utilizarmos os pontos de acupuntura com eficiência devemos conhecer bem a teoria do Yin e do Yang, dos 5 Elementos, dos órgãos e vísceras e dos meridianos. Com esses conhecimentos é possível fazer um correto diagnóstico e tratamento das síndromes (doenças).


Na Medicina Chinesa existem alguns pontos que, por causa de suas características especiais ou eficiências, são utilizados com mais frequências na prática da acupuntura. A maioria dos pontos que utilizamos são pontos localizados nos meridianos, principais e secundários, os pontos extras e os pontos ashi (pontos de dor). São esses pontos que transportam a energia pelos canais, resultando na regulação do fluxo de energia.


Os pontos de acupuntura possuem duas funções orgânicas: diagnóstico e a função terapêutica. A MTC acredita que cada ponto manifesta sinais que mostram como está funcionando o órgão conectado e a função terapêutica tem por objetivo equilibrar o fluxo de energia do paciente, melhorar a circulação de sangue, reforçar o sistema imunológico e equilibrar o sistema nervoso central provocando relaxamento.


Por último tanto a acupuntura, como o conhecimento dos pontos de acupuntura, são partes de uma tradição milenar chinesa. Somente os profissionais devidamente formados/capacitados com experiência suficiente poderão realizar diagnósticos e tratamentos corretos. Se você deseja saber mais sobre nosso curso de especialização em acupuntura entre aqui e conheça o programa do curso, metodologia e os professores confirmados nesta grande formação!


Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, Professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page