• Instituto Inanis

O que é acupuntura e para que serve?



A acupuntura é uma terapia milenar, com origem na China, que consiste na aplicação de agulhas muito finas e descartáveis, em pontos específicos do corpo. Essa técnica auxilia para melhorar a imunidade, tratar problemas emocionais, eliminar dores agudas e crônicas e tratar diversas doenças como rinite, sinusite, enxaquecas, artrite, insônia etc.

Todas as técnicas da Medicina Chinesa baseiam-se na teoria do Qi (energia) onde quando essa energia não flui corretamente, pelos meridianos do corpo, surgem então as doenças nas quais, nós acupunturistas, chamamos de síndromes. Por isso, o objetivo da acupuntura é restabelecer o equilíbrio do Qi no corpo.

A acupuntura atua em diversas especialidades como traumatologia, ginecologia, pediatria, dermatologia e estética. Durante o tratamento pode-se utilizar técnicas complementares como:

. auriculoterapia;

. moxaterapia;

. dietoterapia;

. florais;

. ventosaterapia;

. fitoterapia;

. eletroacupuntura e;

. laseracupuntura.

As sessões de acupuntura podem ser realizadas por um acupunturista, que pode ser um fisioterapeuta, médico, nutricionista ou alguém quem estudou somente a acupuntura. Este procedimento não necessita anestesia porque as agulhas são muito finas, e a aplicação é realizada com técnicas precisas que não causam dor.

O acupunturista realiza uma avaliação completa do interagente, através de um questionário sobre a saúde, hábitos de vida e avaliação do pulso e língua, para assim realizar o tratamento mais adequado.

A acupuntura é uma técnica muito segura. Não apresenta riscos nem efeitos colaterais à saúde do interagente. No entanto, deve sempre ser realizada por um profissional capacitado e muito bem qualificado.

E, para terminar, qualquer pessoa pode realizar acupuntura, inclusive pessoas que não possuem nenhuma doença, pois a técnica pode ser utilizada como uma forma de prevenção. A acupuntura é indicada para todas idades, mulheres grávidas, inclusive, bebês recém nascidos.

Quer mudar de vida e se tornar um acupunturista qualificado? Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em Acupuntura no Instituto Inanís. Acesse o link http://bit.ly/PosAcupunturaInanis e conheça o programa do curso metodologia e os professores confirmados!

Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, Professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



#atendimento #acupuntura #medicinatradicionalchinesa #mtc #posgraduacao #portoalegre

42 visualizações1 comentário

Siga

  • Facebook Instituto Inanís
  • Instagram Instituto Inanís
  • YouTube - Instituto Inanís

​© 2016 desenvolvido por Carpes