top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Um passo para o sucesso pessoal em 2020



Mais um ano se inicia e com ele novas promessas, metas e resoluções nas quais muitas vezes não são cumpridas ao longo do ano, porque nossa vida está cheia de ciclos que se repetem. Muitas são as pessoas que a cada fim de ano fazem as mesmas propostas de mudanças do ano anterior. Você já parou para pensar por que isso acontece?


A reposta para essa pergunta podemos encontrar na teoria dos cinco elementos na Medicina Tradicional Chinesa. A não realização dos nossos objetivos de vida está relacionada diretamente com a nossa vontade que, por sua vez, pertence ao órgão rim dentro da MTC que se encontra no elemento água. Os rins nos dão o impulso, determinação, resolução, entusiasmo, motivação e realização das metas.


A vontade é uma força interna, muito profunda, que todos possuímos e nos direciona de uma forma, meio que inconsciente, rumo à realização de um objetivo essencial em nossas vidas.


Pensar em algo, ou ter uma ideia, procede da nossa mente mas atuar depende do impulso que provém da força de vontade dos rins. Portando se a força de vontade é forte a pessoa terá impulso, motivação e determinação para alcançar suas metas. Se a energia dos rins estiver em deficiência, a pessoa desanimará com facilidade. Deve haver um equilíbrio energético entre a mente (coração) e a força de vontade rim. Se a mente tiver bem claro seus objetivos e planos e a força de vontade for forte, a pessoa terá impulso suficiente para atingir seus objetivos. Mas ao contrário, se a mente for confusa e a força de vontade forte, isso poderá se transformar em condutas imprudentes e perigosas.


A deficiência do Yang do rim pode ser caudada por:

- Doenças crônicas;

- Atividade sexual excessiva;

- Trabalho físico excessivo;

- Ingestão excessiva de alimentos frios e crus.


Para tonificar a energia dos rins podemos utilizar a acupuntura, aromaterapia, fitoterapia e dietoterapia chinesa. Você poderá encontrar dicas neste post.


E por último nós do Instituto Inanís desejamos que em 2020 você tenha energia e motivação para realizar todos os seus sonhos, amor para se cuidar, felicidades, sucesso, prosperidade, pensamentos positivos, paz e muita saúde!



Dr.ª Kátia Martinello

Diretora, Acupunturista e Professora

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page