top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

O inverno e a Medicina Tradicional Chinesa

Atualizado: 30 de jan. de 2020



O inverno é a estação mais fria do ano, mais úmida e com menos horas de luz. Este período faz com que sintamos a necessidade de recolher-nos e interiorizar-nos, é tempo de recuperar forças, conservar nossa energia vital e cultivar nosso espírito.


Na MTC o inverno corresponde aos Rins/Bexiga. Os Rins são os governantes do inverno e estão relacionados diretamente com os ossos, medula e cérebro. Em seu aspecto sensorial os Rins se comunicam com as orelhas permitindo assim o sentido da audição.


O elemento da natureza associado ao Rim é a Água, com o que se identifica com o princípio fundamental da vida. A emoção predominante do Rim é o medo. O medo está presente em nossa vida por uma razão fundamental: a sobrevivência. Mas se sentirmos medo ou pavor de forma habitual, estes poderão repercutir diretamente na energia do Rim, levando a perda de vontade, vitalidade e energia interior. Por isso é momento de cuidar destas emoções e trata-las. Devemos fazer o necessário para manter uma mente tranquila para assim proteger nossa energia interna.


Os alimentos de origem vegetal que favorecem a função do Rim são:

- Frutas e frutas secas: uva, limão, ameixa, bergamota, laranja, melancia, amora, framboesa, nozes, pistache e sementes de girassol.

- Cereais, legumes e verduras: cenoura, cebola, aipo, abóbora, alho, aspargos, aveia, milho, vagem, lentilha, cevada.

- Especiarias: pimenta negra, cominho, canela, cravo, cominho, salsa, anis estrelado e ginseng.


Estes alimentos ajudarão a fortalecer os rins, estabilizar nossas emoções, nutrir o corpo, manter o calor e conservar a energia.


No inverno necessitamos realizar atividades reguladoras das principais funções do nosso corpo que não desgastem energia excessivamente, que podem ser:

- Thai Chi, Yoga, Qi-Gong ou Chi-kung, além disso caminhadas com roupas adaptadas ao clima nos ajudará a manter uma circulação óptima do sangue e da energia (Qi) em nosso corpo.


Por último, a meditação é fundamental para centrarmos e conectarmos com a introspecção do inverno, porque temos a capacidade de aceitar e viver as mudanças dessa estação com maior reconhecimento de nosso corpo. Formamos parte da natureza, e como ela também vivemos as mudanças dela.


Um feliz e saudável Inverno a todos!


Para conhecer mais sobre os benefícios da MTC agende sua sessão aqui, ou entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.

Dr.ª Kátia Martinello

Diretora e Acupunturista

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

2.066 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page