top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

O fígado e a Medicina Tradicional Chinesa


O Hum em chinês, também conhecido como a Alma Etérea é o aspecto mental- emocional do fígado. Na Medicina Chinesa se fala que a Alma Etérea influencia na nossa capacidade de planejar, encontrar um sentido de direção e propósito de vida. Quando o fígado está forte o Hun está enraizado e podemos planejar a vida com sabedoria e visão. Ao contrário quando o fígado está fraco o Hum não está enraizado e não consegue transmitir-nos um sentido de propósito ou direção na vida.

O Hum também é a origem dos nossos sonhos vitais, metas, inspirações, criatividade e ideias: o Hum é o vai e vem do Shem (mente). Isto quer dizer que o Hum proporciona a mente outra dimensão vital (por exemplo, sonhos, visões, metas, projetos, inspiração, criatividade e ideias). Sem esta dimensão a mente seria estéril e o indivíduo estaria deprimido, porém é necessário que a mente restrinja de alguma maneira o vai e vem do Hum e o tenha baixo controle.

A Alma Etérea durante o dia reside nos olhos e durante a noite se aloja no fígado junto ao sangue, portanto ela está relacionada com as patologias do sono que pode ser sonambulismo, falar durante o sono e também está relacionado com a qualidade do sono, especialmente durante suas primeiras etapas como a dificuldade em pegar no sono e sonhos marcados pela raiva, podendo indicar bloqueio do Qi do Fígado.

No aspecto emocional a Raiva é a que está diretamente relacionada como o Fígado, no sentido amplo ela é inclui a frustração, ressentimento, raiva reprimida e ira. A Raiva leva a estagnação do Qi (energia) do Fígado quando é reprimida e a um aumento do Yang do fígado quando é exteriorizada.

Para finalizar se você sofre destes ou outros problemas emocionais, mentais, espirituais e físicos saiba que a Acupuntura poderá lhe ajudar. Para conhecer mais sobre os benefícios da MTC agende sua sessão aqui, ou entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.

Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, professora e diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



3.324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page