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Sistema Imunológico e a Medicina Tradicional Chinesa


Dietoterapia Chinesa para fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir o contágio do vírus Covid-19


O sistema imunológico nos protege de enfermidades combatendo e eliminando as substâncias nocivas que invadem nosso corpo ou lutando contra as mudanças prejudiciais que se produzem dentro de nosso corpo. Conforme a Medicina Ocidental o sistema imunológico é uma complexa rede de células, mucosas, tecidos e órgãos dispostos a realizar a tarefa de nos proteger e manter nosso corpo em equilíbrio/homeostase. Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, o equilíbrio do nosso corpo depende do equilíbrio energético dos cinco órgãos principais. No caso do Sistema Imunológico, pela Medicina Chinesa, chamamos de Wei Qi, ou energia defensiva, na qual possui a função de nos proteger, regular nossa temperatura, abertura e fechamento dos poros e de umidificar e nutrir parcialmente os tecidos. Para cada tratamento, nós acupunturistas, fazemos um diagnóstico personalizado para encontrar a maneira de consegui o equilíbrio interno que cada um necessita. Porém, os órgãos mais importantes para nossa defesa são: Pulmão, Baço e os Rins. Através da acupuntura, fitoterapia e outras técnicas que possuímos conseguiremos tonificar esses órgãos. Em casa podemos adaptar um pouco o que comemos de forma a ajudar a tonificar esses órgãos.

- Para tonificar a energia do Baço e preservar o calor interno, deveremos comer alimentos cozidos a uma temperatura mais morna ou quente, isso facilita a digestão e evita que nosso sistema digestivo utilize muita energia para aquecer e digerir os alimentos e bebidas. Os alimentos amarelos e laranjas como a batata, abóbora e o milho darão uma boa energia ao baço. - Os alimentos de sabores picantes mobilizam a energia para o exterior e nos ajudam a fortalecer nossas defesas, como por exemplo o gengibre fresco, cebola, rabanete, canela, pimenta, cravo e o alho e cogumelos. - Para tonificar o Rim, podemos comer alimentos escuros ou pretos, como o gergelim preto, as algas marinhas, feijão preto, uva roxa e mirtilo. - Para tonificar o Pulmão, os alimentos indicados são brócolis, inhame, couve, hortelã, pimenta malagueta e nabo.

Outros alimentos que podemos incorporar na nossa alimentação são os fermentados como kefir, kombucha, missô e chucrute por exemplo, eles ajudam no funcionamento correto do intestino e, consequentemente, em nossa imunidade. Uma última informação e não menos importante, é jante cedo! No máximo às 20h, segundo a MTC, nosso sistema digestivo paralisa entre 20h e 21h, assim sua digestão não ficará prejudicada e teu sono será reparador. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato comigo pelo telefone 51 983.102.506. Espero que todos estejam bem e se cuidem mais do que nunca por estes dias! Um abraço virtual cheio de amor!


Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, professora e Diretora do Instituto Inanís


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