top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Baço e a Medicina Tradicional Chinesa



Para a Medicina Chinesa o Baço é considerado a residência do Intelecto (Yi) e é responsável pelo raciocínio aplicado, estudo, memorização, concentração, foco e criação de ideias. Logo, quando o baço é forte o raciocínio é claro, a memória e capacidade de se concentrar são boas, formar ideias e estudar também serão normais.


Ao contrário se você possuir raciocínio lento, dificuldade em se concentrar, estudar, focalizar a atenção e memória fraca, significa que seu baço está fraco. Mas atenção: se você faz muito esforço mental como estudar por períodos longos, isso também pode enfraquecer seu baço.


Ainda temos que considerar a relação entre o intelecto (Yi) do baço, a mente (Shen) do coração e a força de vontade (Zhi) dos rins. Como vimos, o baço afeta a capacidade de raciocinar, concentrar e memorizar tarefas no trabalho ou na escola. O coração, como abriga a mente, influencia o raciocínio no sentido de ser capaz de pensar claramente quando se está diante de um problema da vida e afeta a memória distante. Já os rins, nutrem o cérebro e afetam a memória a curto prazo, da vida diária. Com o envelhecimento ocorre uma diminuição da essência do rim, que por sua vez, não nutre o cérebro e consequentemente vamos esquecendo dos fatos do nosso cotidiano.


A introspecção e a preocupação também podem afetar o baço de forma negativa, porque em ambas situações haverá esforço mental excessivo. Em casos extremos de introspeção, pode até causar pensamentos obsessivos. Para quem não sabe, a introspecção consiste em ruminar pensamentos, pensar em excesso sobre eventos ou pessoas mesmo que não se preocupe.

Para finalizar se você sofre desses ou outros problemas emocionais, mentais, espirituais e físicos, saiba que a acupuntura poderá lhe ajudar!


Para mais informações sobre atendimentos relacionados a Medicina Tradicional Chinesa entrar em contato pelo telefone 51 3211.2232 no Instituto Inanís.



Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



4.490 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page