top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

O verão e a Medicina Tradicional Chinesa



O verão é tempo de luz, calor, vitalidade, expansão, comunicação e relações.


O coração é o órgão associado com o verão seu elemento é o fogo, um dos cinco elementos da filosofia tradicional chinesa. O coração é o imperador do corpo humano governa o sangue e é responsável pelo Shem (mente). A energia do fogo, em nosso organismo, favorece e alimenta nossa criatividade, ou seja, estimula nossa capacidade de expressar o que levamos dentro, o que sentimos, o que queremos e fazê-lo realidade.


O verão é o melhor momento para melhorar nosso estado emocional, é a temporada de abundância de energia, é o momento para iniciar os tratamentos de Medicina Chinesa que são tonificantes para o Yang, para o Qi e para o sangue.


O Coração quando está em desequilíbrio pode se manifestar algumas patologias como: insônia, palpitações, suor em excesso, irritabilidade, ansiedade, inquietude, depressão, manias, problemas de comunicação (fala excessiva, riso inapropriado, fala rápida, afasia).


Se você quiser saber mais sobre o coração e sua relação com a MTC leia o post “Relação do coração com a medicina tradicional chinesa".


No verão temos muitas horas de luz do dia, por isso, devemos aproveitar para fazer atividade física ao ar livre, divertir-se e socializar mais. Também é momento de desfrutar de alimentos Yin que nos ajude a equilibrar o Yang que predomina no ambiente nesta época. Os alimentos mais indicados são os frescos que ajudam a acalmar a sede e refrescar nossos corpos, porém não muito frios. O sabor amargo corresponde a fase de fogo e a maioria dos alimentos frios e amargos ingeridos, com moderação, devem ser consumidos durante a temporada de calor. Contudo devemos reduzir os alimentos mais Yang como carnes vermelhas, gorduras, frituras e álcool.


Com todas essas dicas agora podemos aproveitar o verão com máxima saúde e qualidade de vida!


Para mais informações sobre atendimentos relacionados a Medicina Tradicional Chinesa entrar em contato pelo telefone 51 3211.2232 no Instituto Inanís.



Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, professora e Diretora do Instituto Inanís


INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



714 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page