A formação em massoterapia como uma possibilidade de encontro com a própria essência!
É assim que nós do Instituto Inanís entendemos a profissão do massoterapeuta: como uma escolha que possibilita o encontro com a própria essência. Ninguém consegue tocar o outro se não estiver, ao mesmo tempo, tocando a si próprio.
Tudo começa com o conhecimento do corpo humano, anatomia e fisiologia. Mas aprender o funcionamento dos sistemas, só faz sentido e é, mais facilmente, entendido porque pode ser comparado e projetado em nosso próprio corpo. Conhecer os músculos, ossos, sistemas humanos é revisitar memórias de infância – uma queda do balanço, a primeira ida ao hospital, o susto da mãe diante de uma fratura. Conhecer o sistema circulatório permite entender o adoecimento de um parente, e até auxilia a assimilar um processo de luto. Outras relações e memórias vêm à tona a cada aula. Parece bobagem ou até exagero, mas aprendemos muito mais quando conseguimos integrar um conteúdo com aquilo que vivenciamos. Isso é um caminho possível para o encontro consigo.
O curso de massoterapia passa, também, pela etapa de desenvolvimento humano, do ser terapeuta. Foucoult já dizia “o cuidado de si é premissa básica para o cuidado com o outro”. É por isso, que consideramos muito difícil uma pessoa entrar e sair do processo de aprendizado da mesma maneira. Conhecer as várias dimensões do ser nos permite desenvolver um olhar mais integrativo, complexo e profundo. A face não é apenas uma expressão, é ela que manifesta para o mundo o nosso melhor. Uma dor não é só aquilo pelo qual reclamamos, é também, e principalmente a forma que nossas emoções têm para se expressar. Nossa coluna, não é aquela que tem patologias decorrentes da postura, ela nos fala das nossas estruturas psíquicas. Por isso, o acolhimento é o verbo principal nessa fase. Ampliar nosso modo de ver e entender o ser humano, acolhendo e integrando nossas manifestações é uma possibilidade de caminho para o encontro consigo.
O curso de massoterapia, enfim, chega à parte prática. As manobras estão lá, protocolos, exigências, treinos, repetições, deslizamentos, amassamentos, vibrações, torceduras, alongamentos... Mas no fundo não temos como ensinar aquilo que é desenvolvido de modo tão singular por cada um. A arte está em chegar nessa etapa e ter se descoberto massoterapeuta, em essência.
Somos uma escola que não se preocupa apenas com o processo de ensino e aprendizado, mas que principalmente, se preocupa em: ser em essência que conhece um instrumento para o despertar da essência que busca.
Carina Ceratti
Para conhecer o programa do curso de Massoterapia, clique aqui. Caso deseje marcar uma sessão, entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.
INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência
Comments