top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Saúde Integral | Massoterapia

Atualizado: 7 de jun. de 2019


A formação em massoterapia como uma possibilidade de encontro com a própria essência!

É assim que nós do Instituto Inanís entendemos a profissão do massoterapeuta: como uma escolha que possibilita o encontro com a própria essência. Ninguém consegue tocar o outro se não estiver, ao mesmo tempo, tocando a si próprio.

Tudo começa com o conhecimento do corpo humano, anatomia e fisiologia. Mas aprender o funcionamento dos sistemas, só faz sentido e é, mais facilmente, entendido porque pode ser comparado e projetado em nosso próprio corpo. Conhecer os músculos, ossos, sistemas humanos é revisitar memórias de infância – uma queda do balanço, a primeira ida ao hospital, o susto da mãe diante de uma fratura. Conhecer o sistema circulatório permite entender o adoecimento de um parente, e até auxilia a assimilar um processo de luto. Outras relações e memórias vêm à tona a cada aula. Parece bobagem ou até exagero, mas aprendemos muito mais quando conseguimos integrar um conteúdo com aquilo que vivenciamos. Isso é um caminho possível para o encontro consigo.

O curso de massoterapia passa, também, pela etapa de desenvolvimento humano, do ser terapeuta. Foucoult já dizia “o cuidado de si é premissa básica para o cuidado com o outro”. É por isso, que consideramos muito difícil uma pessoa entrar e sair do processo de aprendizado da mesma maneira. Conhecer as várias dimensões do ser nos permite desenvolver um olhar mais integrativo, complexo e profundo. A face não é apenas uma expressão, é ela que manifesta para o mundo o nosso melhor. Uma dor não é só aquilo pelo qual reclamamos, é também, e principalmente a forma que nossas emoções têm para se expressar. Nossa coluna, não é aquela que tem patologias decorrentes da postura, ela nos fala das nossas estruturas psíquicas. Por isso, o acolhimento é o verbo principal nessa fase. Ampliar nosso modo de ver e entender o ser humano, acolhendo e integrando nossas manifestações é uma possibilidade de caminho para o encontro consigo.

O curso de massoterapia, enfim, chega à parte prática. As manobras estão lá, protocolos, exigências, treinos, repetições, deslizamentos, amassamentos, vibrações, torceduras, alongamentos... Mas no fundo não temos como ensinar aquilo que é desenvolvido de modo tão singular por cada um. A arte está em chegar nessa etapa e ter se descoberto massoterapeuta, em essência.

Somos uma escola que não se preocupa apenas com o processo de ensino e aprendizado, mas que principalmente, se preocupa em: ser em essência que conhece um instrumento para o despertar da essência que busca.

Carina Ceratti

Para conhecer o programa do curso de Massoterapia, clique aqui. Caso deseje marcar uma sessão, entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page