top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Conscientização, prevenção e controle

Atualizado: 4 de fev. de 2022



O dia 04 de fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer, a data é importante para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e controle do câncer, além de trazer algumas questões sobre uma das doenças que mais matam no mundo.


Você sabia que atualmente morrem mais de 7 milhões de pessoas no planeta com os mais diversos tipos de câncer? Dessas, aproximadamente 4 milhões tem entre 30 e 69 anos. Apesar desses altos números, estima-se que 1,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Para que você entenda melhor como podemos reduzir os números de mortes pelo câncer, primeiro vou explicar o que é essa doença. Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do nosso corpo, e por isso recebem nomes diferentes que variam conforme sua localização, por exemplo se for no osso ou músculo ele recebe o nome de sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.


Mas quais são as causas do câncer? O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas presentes no meio ambiente e internas (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Aproximadamente 80% a 90%, dos casos de câncer estão associados a causas externas, ou seja, mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de câncer. As causas internas são aquelas ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um papel importante na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.


Então agora que você já conhece as principais causas do câncer que tal começar a prevenir, cuidando dos seus hábitos e estilo de vida.



Dr.ª Kátia Martinello

Acupunturista, Professora e Diretora do Instituto Inanís

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page