O arquétipo desse mês é o disciplinador, representado pela energia do número 4. As pessoas que nascem em abril, no dia 4 ou 13 podem ter características relacionadas a esse arquétipo. Dotados de um senso prático, objetivo e metódico podem ser vistos como frios e pouco emotivos. Porém, a necessidade de se organizar externamente é justamente para conseguirem dar conta dos processos internos. Se não conseguirem por ordem no ambiente sua fala e compreensão das mais diversas situações pode ficar confusa e pouco linear. Como contar uma história do meio para o final e esquecer o início.
Podem ser bastante insistentes, perseverantes e considerados teimosos pelas pessoas mais próximas. Devido a sua organização, conseguem assumir várias tarefas e papéis distintos. E quando conquistam um lugar onde se sentem seguros dificilmente vão conseguir mudar, porque assumir novos riscos e “perder o controle” não faz parte do planejamento dos disciplinadores. Medo é uma emoção importante, porque, nesse caso pode ser limitador.
Sabe aquela carreira estável, confortável, onde você sabe exatamente o que esperar? É isso que eles buscam! Concurseiros de carteirinha! E não é porque querem vida mansa e tranquila não, a autocobrança faz parte essa personalidade. Se inicialmente planejou acordar, tomar café, estudar (imagine horários estabelecidos e metas claras com cada atividade)... e por algum motivo algo der errado (o despertador não tocar) ficam extremamente chateados, ranzinzas e culpando-se. É preciso aprender a ser flexível e rir mais de si mesmos. Do contrário, problemas articulares, nos quadris, coluna, joelhos e tornozelos podem aparecer.
Parece pesado ser um “quatro” e é essa a sensação e impressão que eles têm sobre a vida. Mas para ajudar os disciplinadores a quebrarem esses conceitos rígidos e negativos sobre si mesmo, vamos deixar claro que: precisaríamos muito mais deles para desburocratizar a vida. Porque eles nos ensinam a sermos práticos e objetivos. E se perdermos menos tempo nos processos, podemos escolher de forma leve fazer coisas prazerosas.
O elemento da natureza que os representa é o METAL pela sua inflexibilidade e rigidez. E, também, pelo valor e preciosidade que suas atitudes possuem (ética, respeito, pontualidade, cordialidade, disciplina). O branco é a cor deste arquétipo, representando a claridade, a limpeza e organização. Assim como o machado interage com a madeira e o ouro com o leito do rio; os disciplinadores precisam desenvolver essa interação com o coletivo. Pois, tendem a se isolar e ter pouca paciência com o ritmo dos outros, se tentarem impor seu modo de ser correm o risco de serem ditadores de regras e costumes. Contemple sua essência com disciplina e organização, mas aprenda a ser flexível consigo e com os outros.
Carina Ceratti
Naturóloga, professora e Diretora do Instituto Inanís
INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência
Комментарии