top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Antes de usar as argilas, o que eu preciso saber?



Você precisa ter conhecimento sobre o que é a GEOTERAPIA, como as argilas são formadas na natureza, quais as propriedades químicas, físicas e energéticas das argilas. Mas por que isso é importante?


Estamos falando de um elemento que demorou milhares de anos para ser formada. A argila pode ser entendida como o resultado de um processo de fragmentação (química ⁄ intemperismo) de rochas de Sílica da crosta terrestre. Ou seja, ao longo dos anos, devido às variações atmosféricas, climáticas, de pressão, eventos geológicos e temperatura ocorre a formação de diferentes tipos de argilas. Com composições variadas a partir dos elementos químicos envolvidos na transformação das rochas. De forma energética ou simbólica a argila, além de, ser uma fonte rica em nutrientes são, também, constituídas de energia e vitalidade. Sem essa base você não vai conseguir utilizar as argilas aproveitando todo seu potencial. E corre o risco de estar desperdiçando esse elemento tão rico da natureza!


Além da parte TEÓRICA você precisa comprar argilas e selecionar os materiais corretos para a aplicação. Para isso, sempre peça o laudo químico das argilas. Empresas sérias possuem controle de qualidade e as argilas passam por um processo de esterilização. O que evita que microrganismos patógenos ao ser humano possam estar presentes na argila.


Quanto aos materiais utilizados, nunca faça uso de utensílios que conduzam corrente elétrica como plástico e metal. Conhecer as propriedades químicas das argilas nos mostra que elas atuam por troca de íons. Isso quer dizer que o material onde vou preparar a aplicação precisa ser isolante. Prefira vidro, madeira e cerâmica.


Por fim, tenha claro o objetivo da aplicação que pretende fazer. Pois, o potencial das argilas vai muito além da estética podendo despertar aspectos emocionais, simbólicos e energéticos.



Carina Ceratti

Naturóloga, professora e Diretora do Instituto Inanís

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page