• Instituto Inanis

Primavera e a Medicina Tradicional Chinesa

Atualizado: Jan 30



A primavera Chegou! Com base na MTC eu vou te ensinar a manter a saúde na época mais colorida do ano!


Para a Medicina Tradicional Chinesa a primavera representa o nascimento e novos começos. Como o nosso corpo devemos prestar atenção com nosso fígado, coluna vertebral, extremidades, articulações, músculos, ligamentos e tendões.


A emoção que domina o elemento madeira é a raiva, a má gestão dessa emoção congestiona o fígado, órgão este encarregado de desintoxicar nosso organismo, tanto na forma física (através da alimentação e dos elementos externos como a contaminação) como os emocionais. Para ajudar no funcionamento do fígado podemos beber muitos líquidos e adicionar limão na água morna e tomar trinta minutos antes das refeições, isso estimula a secreção biliar e melhora a digestão e absorção de gorduras.

Devemos comer alimentos leves, como verduras, frutas, nozes e sementes. Evitar alimentos pesados e fritos, qualquer coisa com aditivos químicos e álcool.


A primavera é o momento ideal para começar um programa de exercício permanente, já que o suor ajuda a desintoxicação. O exercício também ajuda a promover a circulação de energia e sangue do corpo.


A madeira governa as primeiras horas da manhã, então é importante acordar mais cedo, é um bom momento para planejar nosso dia, repassar nossa vida e visualizar aonde desejamos estar no futuro. Além disso é recomendável passear em parques e usar roupas confortáveis, cuidado com as mudanças de temperatura!


Por último, é necessário manter um bom estado de ânimo. Liberte-se de pressões e estresse. Participe de atividades interessantes como dançar, ir ao teatro ou meditar. Estas são as recomendações para preservar a boa saúde na primavera. Ter um modo de vida saudável pode te afastar das doenças!


Para mais informações sobre atendimentos relacionados a Medicina Tradicional Chinesa entrar em contato pelo telefone 51 3211.2232 no Instituto Inanís.



Dr.ª Kátia Martinello

Diretora, Acupunturista e Professora

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência



#Acupuntura #atendimento #primavera #MTC

Siga

  • Facebook Instituto Inanís
  • Instagram Instituto Inanís
  • YouTube - Instituto Inanís

​© 2016 desenvolvido por Carpes