top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

O papel das emoções nas causas internas de doenças conforme a Medicina Tradicional Chinesa

Atualizado: 30 de jan. de 2020



A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trata a gestão das emoções desde um ponto de vista holístico oferecendo ferramentas que conseguem o equilíbrio de nosso Ser. Conforme a teoria dos cinco elementos da MTC, as emoções afetam nosso corpo e a energia de nossos órgãos. Um elemento fundamental para esse entendimento é o conceito de Qi como energia e matéria. Dessa forma de acordo com a MTC, corpo, mente e emoções fazem parte de um todo integrado, no qual os órgãos internos são as esferas de influência principais.


As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida. Em condições normais as emoções não causam doenças, elas tornam-se causas de doenças quando são muito duradouras, intensas ou ambas. Em alguns casos as emoções também podem se tornar causa de doenças em muito pouco tempo quando são suficientemente intensas como em uma situação de choque. Por outro lado, o estado dos órgãos internos afeta nosso estado emocional, na prática clínica é importante o terapeuta ser capaz de distinguir esses dois casos de forma que possamos orientar nossos pacientes.


São cinco as principais emoções relacionadas com os cinco elementos da MTC: medo, raiva, alegria, tristeza e preocupação.


O elemento água está relacionado com os Rins e sua emoção é o medo. O medo é um fator de proteção em situações de ameaças, ele ajuda o ser humano a identificar os perigos e adaptar-se a situações externas. O medo muito intenso impede totalmente a ação, paralisando e pode causar desgaste muito grande de Qi, como por exemplo a síndrome do pânico e, também, pode afetar o coração e o Shem, causando desarmonia interior, fobias, diminuição da autoestima entre outros.


A raiva é a emoção associada ao fígado que pertence ao elemento madeira, ela deve ser interpretada em sentido mais amplo de forma a incluir outros estados emocionais como, ressentimento, raiva reprimida, irritabilidade, frustração, ira, ódio, indignação e amargura. Quando estes estados emocionais persistem por muito tempo podem causar estagnação do Qi do fígado ou sangue do fígado que resultam em cefaleia, tontura, zumbido, rigidez de nuca ou rubor facial e ainda a depressão de longa duração pode ser especialmente devida a raiva ou ao ressentimento reprimido.


Alegria é a emoção do coração que se encontra no elemento Fogo, é sinônimo de felicidade, porém, em excesso, pode criar o estado de superexcitação que consome o Qi e afeta o coração. As principais manifestações poder, palpitações, excitabilidade exagerada, insônia, inquietude e logorreia.


Tristeza é a emoção relacionada com o Pulmão que pertence ao elemento mental. A tristeza permite elaborar as perdas pessoais e a separação de fazes da vida, de outras pessoas e de objetos conquistados. Na MTC a tristeza simboliza um movimento de olhar para dentro e de recolhimento. Já a tristeza crônica leva a pessoa a depressão e diminuição de Qi, podendo chegar ao seu esgotamento, pode evidenciar-se por dificuldade de respirar, sensação de desconforto no peito, depressão ou choro.


Preocupação está relacionada com o Baço e com o elemento terra, ela é uma das causas emocionais mais comuns de doença em nossa sociedade, o excesso afeta diretamente este órgão, que é responsável pelo transporte e pela transformação de energia, levando a um bloqueio de Qi uma estagnação de energia. Os sinais e sintomas variam, porém, podem causar sensação desconfortável no peito, discreta falta de ar, tensão nos ombros, suspiros, cansaço entre outros.


Por último a MTC é capaz de tratar as emoções e os órgãos internos tratando desta forma a raiz do problema, apresentando assim uma grande efetividade no tratamento.


Huang Di dijo:

…”La rabia hace subir la energía, la alegría la dispersa, la aflicción la hace más lenta, el temor la hace descender, el agotamiento la marchita y la preocupación la estanca. Cuando la mente está tranquila y estable, la vitalidad de la vida circula armoniosamente por todo el cuerpo…”



Para conhecer mais sobre os benefícios da MTC agende sua sessão aqui, ou entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.

Dr.ª Kátia Martinello

Diretora e Acupunturista

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

9.543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page