• Instituto Inanis

O outono e a Medicina Tradicional Chinesa

Atualizado: Mai 25


É a temporada em que as folhas caem das arvores, o clima está mais moderado e os dias e as noites possuem a mesma duração.

Para os antigos médicos chineses, cujo conhecimentos são passados de geração em geração há mais de 5.000 anos, cada estação do ano da protagonismo a um órgão determinado, dos cinco que estabelece essa medicina e cada órgão trabalha diretamente com uma víscera que vai associada.

O outono segundo a MTC, pertence ao elemento metal e seus órgãos são o pulmão, intestino grosso e a pele. É precisamente durante esta estação que ele tem sua supremacia e por isso necessita de muitos cuidados e de uma atenção especial, pelo fato de apresentar uma atividade maior. Para a MTC o estado de nosso sistema imunitário, de nossas defesas e de nossas capacidades de adaptação recaia sobre o pulmão. Seu bem-estar e seu bom funcionamento dependerá da formação da circulação chamada Wei Qi ou energia de defesa. Já sabemos que no outono é imprescindível aumentar as defesas do nosso organismo para evitar patologias comuns da época como resfriados. Todavia temos que ter em conta que o conceito chinês do término pulmão vai mais além do que considera a medicina alopática ocidental.

A nível emocional é uma época em que devemos olhar para dentro de nós, fazer uma limpeza sobre o que vem acontecendo nos últimos meses e ficar apenas com o puro, ou seja, com o que nos enriquece, conservando assim somente as coisas boas.

É um momento perfeito para aprender a arte da meditação!

A nível físico devemos resguardar-nos em casa, nos agasalhar bem e mudar as saladas por caldos quentes de vegetais. Os cereais integrais tonificarão nosso intestino, os picantes como o gengibre e a cebola aumentam nossa temperatura corporal e nos ajudarão a eliminar toxinas. A sopa de abóbora e a uva tonificam o intestino e os pulmões. É um momento para cuidar da pele através de uma boa esfoliação e hidratação, eliminando assim as impurezas e recuperando a hidratação e nutrição.

A MTC dispõe de ferramentas terapêuticas que ajudará você a equilibrar seu estado físico e emocional, só assim estaremos preparados para afrontar o inverno com energia.

Dr.ª Kátia Martinello

Sócia do Instituto Inanís

Para conhecer mais sobre os benefícios da MTC agende sua sessão aqui, ou entre em contato pelo telefone (51) 3211.2232.

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

#MedicinaTradicionalChinesa #MTC #Outono

Siga

  • Facebook Instituto Inanís
  • Instagram Instituto Inanís
  • YouTube - Instituto Inanís

​© 2016 desenvolvido por Carpes