top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS



O Instituto INANÍS é uma clínica e escola especializada em terapias naturais que partem de uma visão integral com o objetivo de promover, manter e recuperar a saúde, a qualidade de vida e a integração do ser humano ao meio em que vive.


Somos uma empresa que tem consciência das questões políticas, humanitárias e de desenvolvimento sustentável de modo que nossa gestão não se ocupa de modo centrado apenas nas demandas internas, sobretudo, visamos desenvolver um olhar ampliado e integrado com o todo o qual fazemos parte.

Um exemplo é nosso interesse em conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais: Social, Ambiental, Econômica e Institucional. Atualmente contribuímos diretamente com desses 2 objetivos:


ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar

O Instituto Inanís possui uma equipe multidisciplinar com profissionais formados em diferentes áreas da saúde humana. Juntos trabalhamos para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, em todas as idades. Realizamos atendimentos terapêuticos com o foco centrado no interagente (chamamos a pessoa atendida de interagente porque a relação que estabelecemos é horizontal, de igualdade). Desenvolvemos entre nossos terapeutas uma linguagem de acolhimento e empatia, o que garante uma atuação conjunta mais efetiva. Reforçamos entre nossos terapeutas a necessidade do autocuidado, promovendo trocas de atendimentos, sendo essa uma premissa básica para o cuidado do outro. Todos os nossos profissionais têm formação superior e pós-graduação, estão alinhados com pesquisas atuais, métodos e estudos que garantem segurança e responsabilidade aos nossos interagentes. Nossa proposta é garantir à pessoa atendida práticas de saúde acessíveis, de baixo risco, não medicalizantes e com ótimos resultados.


ODS 4: Educação de Qualidade

O Instituto Inanís oferece cursos profissionalizantes na área da saúde e bem-estar. Nossos cursos seguem a abordem das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), tendo o paradigma vitalista ou holístico como embasamento para a ampliação da consciência e busca de diferenciais no mercado de trabalho. Ou seja, não formamos pessoas aptas apenas para executar manobras e protocolos, sobretudo, ensinamos nossos alunos a desenvolverem habilidades de comunicação, compreensão, acolhimento, integração social entre outras. Nosso curso que mais leva profissionais ao mercado de trabalho é o de massoterapia. Onde 90% dos alunos são mulheres, dependentes financeiramente e emocionalmente do companheiro ou família e que encontram na massoterapia uma possibilidade de mudança de vida. Em todos os níveis de educação (curso profissionalizante e especialidades) estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que destaca fundamentalmente a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Além da capacitação, empoderamento e preparação para o mercado de trabalho, visamos ampliar e oportunizar as pessoas com ofertas de trabalho através de nossos parceiros e nossa própria infraestrutura clínica, oportunizando assim bases para tornar concreto o caminho do desenvolvimento profissional e pessoal.


Por isso, dentro dessas dimensões, reforçamos enquanto empresa, ainda mais a nossa missão: de trilhar e auxiliar no caminho da saúde integral, promovendo o reencontro do ser com o sentido de sua vida. Através da formação em terapias integrativas, grupos de desenvolvimento humano e espiritual e atendimentos terapêuticos com base nas Práticas Integrativas e Complementares.

Carina Ceratti

Diretora e Naturóloga

INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page