top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Elemento Terra

Olá, tudo bem?

Dando continuidade nesta série, hoje falarei sobre o elemento terra, o elemento que harmoniza os outros elementos.

Se é a sua primeira vez por aqui, é importante você saber que a teoria dos 5 elementos é uma das teorias mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. Para nós acupunturistas, estudantes ou praticantes da Medicina chinesa é uma das teorias mais importantes para o diagnóstico e tratamentos com as práticas desta medicina.

O Baço e o Estômago são os órgãos e vísceras correspondente do elemento. Em sentido amplo, todos os estágios de processamentos alimentares do organismo estão incluídos nesse caso. Ao se referir ao baço de acordo com os ensinamentos, os chineses, se referem ao mesmo tempo, as inúmeras relações interpessoais que nutrem a alma, algo que precisamos para viver.

Excessos de pensamentos, preocupações estão ligados ao desequilíbrio do elemento terra e isso ocorre quando os pensamentos ficam estagnados. Quando a pessoa fica presa a estas emoções ela sente-se impedida de seguir o fluxo vital de suas emoções e energias.

É ainda interessante saber que o homem alcança a maturidade pessoal no elemento fogo e a capacidade de crescer evolutivamente do “eu ao você”, isto é estabelecer ligações e relacionamentos no elemento terra.

Quanto aos sabores dos alimentos, é o doce que traz a harmoniza a todos os outros sabores.

Quando o nosso elemento terra está em equilíbrio temos uma mente tranquila, conseguimos identificar em que somos competentes, decidir corretamente, agir com adequação e abandonar o que não nos diz respeito.

Mas o que acontece quando nosso elemento terra está em desequilíbrio? Vejamos aqui abaixo alguns sinais indicativos:

- Todas as doenças que surgem em decorrência do tempo frio e úmido ou do mormaço úmido, como por exemplo: resfriados, gripes, problemas estomacais e intestinais.

- Todas as doenças do ventre superior e estômago, como por exemplo a diabetes, pertu rbações metabólicas, inflamações estomacais, acidez estomacal, flatulências, sensação de estufamento etc.

- Doenças dos músculos, como por exemplo enfermidades reumáticas, fraquezas musculares, processos inflamatórios e etc.

- Afecções da boca como por exemplo: acidez, aftas, problemas gengivais, inflamações da mucosa bucal e herpes labial.

- Obesidade e magreza, assim como outros problemas alimentares como bulimia e inapetência

- Preferencia extrema ou rejeição por tudo que é doce.

- Excesso de preocupação e ruminar de pensamentos.

Caso você identifique algum desequilíbrio no elemento Terra saiba que as terapêuticas da Medicina Chinesa ajudam a equilibrar o mesmo e elas são: acupuntura, fitoterapia chinesa, auriculoterapia, dietoterapia chinesa, tai chi entre outras. Com um bom funcionamento do seu baço, você terá uma mente mais tranquila e um corpo mais nutrido.

Se você quer informações sobre atendimentos e cursos em Medicina Chinesa, entre em contato conosco pelo whatsapp (51) 32112232


Com Carinho,

Dra. Kátia Martinello

582 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page