top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Elemento Madeira


Começaremos essa série falando do elemento madeira, mas antes eu quero que você saiba que os 5 elementos fazem parte da teoria da Medicina Tradicional Chinesa que sustenta todos os fenômenos do universo, essa teoria também é conhecida como teoria dos 5 movimentos ou 5 fases. Para nós acupunturistas, estudantes ou praticantes da Medicina chinesa é uma das teorias mais importantes para o diagnóstico e tratamentos com as práticas desta medicina.

Então vamos lá, os cinco elementos também podem ser compreendidos em função das estações do ano, por exemplo a madeira está associada à primavera, estação em que as plantas florescem. A força yang, de expansão, prevalece nesse período. Trata-se de uma fase com energia quente, alegre, bem-humorada, colorida e explosiva. Está associada ao vigor, à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento.

Cada elemento também representa uma parte do corpo, em função de suas características, correspondem ainda a uma cor, sabor, um cheiro, uma emoção entre outros. Quanto ao órgão, o elemento madeira é representado pelo Fígado e a Vesícula biliar. Na visão da Medicina Chinesa o Fígado realiza grandes tarefas como: ele não só processa nossos alimentos, como também todas as impressões emocionais que vivenciamos. Um fígado sobrecarregado nos deixa intranquilos, irritados ou deprimidos, pois nele se acumulam as emoções não processadas.

As condições externas também podem desajustar o elemento madeira, por exemplo o vento da primavera, variações no tempo, temporais repentinos, ou seja, quando as agressões externas são muito fortes, a energia do fígado encontra-se sobre pressão e as energias se acumulam, desequilibrando-se.

O elemento madeira não está relacionado somente com desequilíbrios, dele nós também retiramos benefícios como: a capacidade de harmonizar as emoções proporcionando ambiente favorável a um estado mental sereno; uma pessoa que tem característica acentuada no elemento madeira é inspirada pela aventura, pelo sentido de descobrir e explorar novos horizontes, assim como uma grande capacidade de adaptação, tem firmeza e resiliência, improvisação e criatividade, a madeira gosta da mudança contínua.

Ficou curioso para saber se seu elemento madeira está em desequilíbrio? Eu vou deixar aqui abaixo alguns sinais indicativos:

- Com frequência surgem doenças de inicios repentinos e com força, como por exemplo febre alta em curto intervalo de tempo, súbita coceira de uma doença cutânea, espirros alérgicos.

- Apresenta humor oscilante

- Problemas relacionados com processos humorais: males da puberdade, da gravidez, da menstruacão, do climatério e da TPM.

- Estados dolorosos fortes com sinais característicos como: pontadas, palpitações, queimações, dores de cabeça etc.

- Dores musculares e dos tendões: distensões musculares, caibras, dores musculares.

- Doenças dos olhos que surgem de repente e com força: conjuntivites, infecções na íris ou na córnea e estados alérgicos.

- Todas as doenças do Fígado e da Vesícula Biliar.

- Preferencia extrema ou rejeição pelo sabor azedo.

- Humor irritadiço

Para terminar você precisa saber que as terapêuticas da Medicina Chinesa ajudam a equilibrar o seu elemento madeira e relaxar seu fígado, elas são: acupuntura, fitoterapia chinesa, auriculoterapia, dietoterapia chinesa, tai chi entre outras. Com um bom funcionamento do seu Fígado, você terá sentimentos harmoniosos e alegres, atenção renovada e desperta, alegria de viver, maior atividade e energia espontânea, pois esses são os sinais do elemento madeira harmonioso.

Se você que informações sobre atendimentos e cursos em Medicina Chinesa, entre em contato conosco pelo whatsapp (51) 32112232.


Com Carinho,

Dra. Kátia Martinello.


143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page