Olá, tudo bem?
Como comentei no primeiro artigo desta série, os 5 elementos fazem parte da teoria da Medicina Tradicional Chinesa que sustenta todos os fenômenos do universo, essa teoria também é conhecida como teoria dos 5 movimentos ou 5 fases. Para nós acupunturistas, estudantes ou praticantes da Medicina chinesa é uma das teorias mais importantes para o diagnóstico e tratamentos com as práticas desta medicina.
Neste artigo, eu falo sobre o elemento fogo, o elemento mais Yang da teoria dos 5 elementos, e que é a força transformadora, e o motor doador da vida.
O elemento fogo é representado pelo Coração e o Intestino Delgado. As pessoas com o elemento fogo em harmonia possuem um bom coração e uma irradiação calorosa. Na China dizem ainda que pessoas com o elemento fogo equilibrado são pessoas com uma autoridade natural e que os outros respeitam naturalmente. Mas quando esta mesma força está em desequilíbrio, surge a tirania (o “eu” inflado) ou seu oposto, um indivíduo inseguro.
A emoção que corresponde ao elemento fogo é a alegria. Como sabemos a alegria é uma emoção muito boa para nossa saúde, porém quando em desequilíbrio, a alegria pode reagir de forma “maníaca” e a pessoa torna-se intranquila, eufórica e decide coisas importantes precipitadamente e sem refletir.
Quanto aos sabores dos alimentos, é o amargo que alegra a alma e nutrem o coração, já dizia um ditado muito antigo e verdadeiro: “amargo para a boca, saudável para o coração”.
As condições extremas de calor e secura desequilibram o elemento fogo, como por exemplo a permanência prolongada em locais muito quente ou o uso exagerado de estimulantes ressecadores como a nicotina e o álcool, agridem o circuito funcional do coração. Se tal desequilíbrio perdurar por alguns anos, podem surgir doenças orgânicas ligadas a circulação cardíaca, pois o organismo pode ser agredido gravemente.
Então meu caro leitor, você só encontrará a felicidade duradoura e a alegria constante do coração quando seu elemento fogo estiver bem equilibrado.
Ficou curioso para saber se seu elemento fogo está em desequilíbrio? Eu vou deixar aqui abaixo alguns sinais indicativos:
- Possuir doenças do sistema circulatório cardíaco além de outros sintomas funcionais do coração como: perturbação do ritmo cardíaco e sensações orgânicas ou de dor.
- Possuir males decorrentes do calor como problemas circulatórios resultantes do clima quente (pernas pesadas, acúmulo de líquidos e varizes)
- Ter doenças que surgem principalmente no verão ou que pioram nos meses de dezembro a março.
- Ter doenças do Intestino Delgado como tendências a diarreias, inflamações no duodeno, fortes flatulências com sensação de aperto no tórax e na região do coração.
- Apresentar nervosismo, intranquilidade, euforia e distração.
- Ter insônias, ondas de calor e pesadelos.
- Ter a ponta da língua muito vermelha
- Ter muita sede
- Apresentar perturbações na memória e fala como gagueira, esquecimento das palavras ou omissão das mesmas.
- Preferir intensamente ou rejeitar o sabor amargo
Caso você identifique algum desequilíbrio no elemento fogo saiba que as terapêuticas da Medicina Chinesa ajudam a equilibrar o mesmo e elas são: acupuntura, fitoterapia chinesa, auriculoterapia, dietoterapia chinesa, tai chi entre outras. Com um bom funcionamento do seu Coração você terá felicidade e alegria de viver.
Se você quer informações sobre atendimentos e cursos em Medicina Chinesa, entre em contato conosco pelo whatsapp (51) 32112232
Com Carinho,
Drª Kátia Martinello
Comentarios