top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

REFLEXOTERAPIA



A ÁRVORE QUE FLORESCE EM NÓS

Eu te convido a imaginar… na exata posição que você está imagine que raízes (sim, como as de uma árvore!) estão saindo dos teus pés e se fixando no chão. De forma que nem um vento muito forte possa te fazer perder o equilíbrio. Imagine, também, que suas pernas e abdômen são como um grande e forte tronco. Agora, seus braços cabeça, cabelos, formam a copa de uma linda árvore.

Essa imagem mental construída, de você como uma árvore, pode parecer “bobinha” e sem sentindo. Mas vai nos ajudar a entender como a Reflexologia Podal funciona. Uma árvore para cumprir seu ciclo (outono, inverno, primavera e verão) precisa de um fluxo constante de “energia”, que nesse caso flui através da seiva, que corre por toda a árvore.

É um fluxo energético semelhante a esse da árvore que estimulamos através de algumas manobras de massagem realizada nos pés. Trabalhando nessa região temos um efeito em todos os órgãos e sistemas do corpo. Tudo em nós e na natureza está interligado e em perfeita conexão, precisamos apenas deixar fluir para que as flores da saúde e da harmonia possam desabrochar.

Como a Reflexologia funciona

A Reflexologia é uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos (massagem) que podem ser relacionados aos órgãos, vísceras e/ou as características emocionais em tratamento. Quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos e sistemas do corpo a que são ligados, contribuindo para restabelecer seu funcionamento e a saúde global do organismo.

Os pés apresentam determinados sinais, marcas e expressões que quando observadas e tocadas terapeuticamente, servem como avaliação e nos dão indícios do funcionamento do organismo em desequilíbrio e a partir disso, é possível traçar o tratamento mais apropriado para corrigir esses desequilíbrios e, assim, recuperar o bom funcionamento do corpo.

Logo, quando intervimos nos pontos reflexos dos pés (que possui mais de sete mil terminais nervosos), o terapeuta pode estimular, por intermédio dos canais nervosos, qualquer órgão, função ou parte do corpo que esteja tensa, congestionada ou comprometida em resultado de acidente, ferimento ou doença. Se eliminarmos a tensão (física e energética), ajudamos o sistema a desvencilhar-se de toxinas quando necessário, reduzimos em muito a dor e estimulamos o corpo a restabelecer-se.

As manobras aplicadas nos terminais nervosos constituem um estímulo que funciona como agente ou fator capaz de suscitar uma reação nos tecidos e, mesmo, induzir uma mudança fisiológica. Em Reflexologia, o estimulo por contato ou pressão desencadeia um impulso eletroquímico que altera os processos nervosos, transmitindo uma mensagem por meio das fibras nervosas. Os impulsos nervosos podem viajar a uma velocidade média de 435km por hora, enquanto a eletricidade é tão rápida quanto a luz. Pode-se dizer que nosso corpo é, basicamente, uma usina eletroquímica em funcionamento dia e noite.

Carina Ceratti - Naturóloga

inanis@institutoinanis.com.br

INSTITUTO INANIS

Contemple sua essência.

Conheça nosso curso de Reflexoterapia.

Matrículas abertas aqui | início 24.06.2017


164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page