top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Elemento Água

Olá, tudo bem?

Com este artigo termino a série conhecendo os 5 elementos, e hoje eu vou falar sobre o elemento mais Yin de todos, a água.

Se é a sua primeira vez por aqui, é importante você saber que a teoria dos 5 elementos é uma das teorias mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. Para nós acupunturistas, estudantes ou praticantes da Medicina chinesa é uma das teorias mais importantes para o diagnóstico e tratamentos com as práticas desta medicina.

O elemento água no corpo humano é representado pelo pelos Rins e seu acoplado a Bexiga. Os Rins são os órgãos que fazem a filtragem e purificação da água, abrigam a força vital e o Qi. Essa força vital é necessária para preservarmos o esgotamento vital, por isso ela é considerada um tesouro que deve durar ao longo de toda vida. Até mesmo a força de criação de novas vidas situa-se nos Rins. A energia dos Rins é transmitida por herança, ou seja, é a energia que recebemos nos nossos pais no momento da fecundação e a mesma só pode ser nutrida de duas maneias: pela alimentação e pela respiração. Por isso, em qualquer caso vale a pena estabilizar seu elemento água por meio da alimentação, já que um Rim fortalecido é a promessa de uma vida longa, realizada e com saúde.

A emoção que corresponde ao elemento é o medo. Quando os Rins estão em desequilíbrio o medo surge, a sua segurança fica abalada e pode surgir também a angustia. O contrário também pode acontecer, ou seja, o medo pode perturbar o Rim, nesses casos os alimentos salgados ajudam a equilibrar o elemento água. Por outro lado, os Rins bem protegidos e aquecidos nos dão a vitalidade de que precisamos para conquistar nosso lugar na vida.


Então meu caro leitor, você só poderá vivenciar e usufruir efetivamente da vida quando a energia dos seus Rins estiver em equilíbrio.

Ficou curioso para saber se seu elemento água está em desequilíbrio? Eu vou deixar aqui abaixo alguns sinais indicativos:

- Doenças do sistema urinário por exemplo: bexiga irritada, infecções na bexiga, insuficiência renal, cálculos e cólicas renais, entre outros;

- Doenças que surgem em decorrência do frio, como por exemplo: resfriados, doenças da bexiga e dos rins, calafrios em geral, pés e mãos frios, asma que piora com frio, etc;

- Dores nas costas, principalmente na região lombar e hérnia de disco;

- Afecções dos ouvidos como por exemplo: diminuição da audição, zumbidos, infecções de ouvido, etc;

- Doenças dos ossos como por exemplo: artrose, osteoporose, tendência a fraturas, infecções dos ossos, entre outras;

- Medos, fobias, síndrome do pânico;

- Preferência extrema ou rejeição pelo sabor salgado.

Caso você identifique algum desequilíbrio no elemento água saiba que as terapêuticas da Medicina Chinesa ajudam a equilibrar o mesmo e elas são: acupuntura, fitoterapia chinesa, auriculoterapia, dietoterapia chinesa, tai chi entre outras. Com um bom funcionamento dos seus Rins você terá vitalidade e vida longa com saúde.

Se você quer informações sobre atendimentos e cursos em Medicina Chinesa, entre em contato conosco pelo whatsapp (51) 32112232.


Com Carinho,

Dra. Kátia Martinello


376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page