top of page
  • Foto do escritorInstituto Inanis

Coluna Vertebral – relações emocionais



A Coluna Vertebral, nos dá as condições físicas necessárias para nos mantermos eretos, além disso entre os espaços de uma vértebra e outra passam diversos nervos e terminações nervosas que levam as informações do corpo para o cérebro e trazem as respostas reflexas do cérebro para os membros e órgãos internos. É por esse sistema de canais interligados e muito eficientes que quando tocamos uma superfície quente temos a rápida ação de retirar a mão. Além disso, a coluna está diretamente ligada a formação e a estruturação da nossa personalidade. Entendendo personalidade como a forma que nos relacionamos com outras pessoas e com o mundo. As dores e sintomas de desconforto nas costas podem estar relacionadas ao stress, a qualidade de vida, a postura e também a questões mais profundas, como por exemplo:

- Região Sacral: Sexualidade não apenas no sentido da realização íntima, mas sobre tudo como a pessoa se vê na perspectiva conjugal, ou como são os exemplos dos casais mais próximos de nós (pai e mãe) em relação a convivência, respeito, harmonia.

- Região Lombar: Está relacionada com possessão. Eu tenho! É meu! E quando essa necessidade de possuir está ameaçada gerando medos de perdas também podem sensibilizar essa região. Ex: final de um relacionamento.

- Região dorsal: Como me coloco diante da vida? Fico triste, frustrado, conformado? que emoções eu sinto e consigo expressar? Conflitos de identidade e padrões introvertidos (meu mundo) também podem estar relacionados com essa região.

- Cervical: Flexibilidade! Teimosia e necessidade de controlar todas as situações da vida trazem uma sobrecarga para essa região.

Quer evitar dores e problemas mais sérios na coluna? Então: beba água (irrigue suas engrenagens), faça alongamentos e pratique atividade física (não deixe enferrujar), faça terapia (tenha um espaço para se conhecer e aprenda a lidar melhor com as suas emoções). E mais, curve-se diariamente para agradecer por tudo aquilo que você tem e é!

Carina Ceratti

inanis@institutoinanis.com.br


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page