
O dia 07 de julho tem um sabor especial: chocolate. Não somente pelo sabor, mas pela versatilidade desta semente. Versátil, pois tem-se registro desde tempos longínquos de uma incansável busca por diferentes sabores, cores e aromas.
Amargo, doce, ácido, salgado (sim, salgado!). Em pó, líquido, barra. Acrescido de açúcar, leite, pimenta, hortelã e uma infinidade de especiarias, frutas... Na cobertura, no recheio, na base de diversas receitas ou naquele toque final de um belo prato.
Já foi proibido/liberado. Já deu espinhas/mito. Aumenta/diminui o peso. Com/sem moderação. Maior/menor teor de cacau. Neste vai e vem, sabe-se que da semente do cacau, torrada e fermentada, era uma bebida amarga utilizada até em rituais e que energizava, cientificamente comprovado, o corpo e a alma e, por que não, o espírito? Quão gostoso é receber um chocolate da pessoa amada? Quão gostoso é comer um chocolate? Se estamos alegres, este momento fica marcado em nossas memórias com o sabor deste chocolate. Se estamos tristes, como nos acalenta...
Admirável, e versátil, chocolate.
INSTITUTO INANÍS Contemple sua essência