Instituto Inanis

30 de jan de 20171 min

A água como terapia

O termo hidroterapia resulta da união da palavra terapia, que vem do grego “tratamento”, e de hidro que quer dizer “água”. Hidroterapia, é portanto o tratamento através da água. Nosso organismo consegue ficar até uma semana sem alimento, mas não consegue ficar mais de 3 dias sem água.
 

 
A água possibilita no mínimo três formas de intervenção com o nosso corpo: térmicas, mecânicas e químicas. O efeito térmico vai trabalhar o potencial de termo regulação do nosso organismo quando em contato com a água mais fria ou mais quente que a da pele a fisiologia é a ciência que estuda explica esses efeitos. Já o fator mecânico se dá pelo impacto da água com o corpo, por exemplo em duchas, redemoinhos e jatos, fisicamente esse efeito pode ser explicado pela pressão hidrostática. E os efeitos químicos podem ser observados sempre que ingerimos água e com isso contribuímos para todo o funcionamento dos nossos sistemas e órgãos.
 

 
Talvez, a mais importante contribuição das terapias com água não sejam essas, mas sim os benefícios emocionais. É na água onde todo nosso desenvolvimento se inicia. Aconchegante como colo de mãe, confortante como conselho de vó e apaixonante como o abraço daqueles que mais amamos. A água é vida, emoção, profundidade. Ela nos ensina a contornar os obstáculos e sempre seguir em frente!
 

 
Um brinde a vida!

Carina Ceratti

inanis@institutoinanis.com.br

    980
    2